Sem sombra de dúvida maior rivalidade da América do Sul que criou raízes no futebol é entre o Brasil e Argentina. Não é de hoje que os argentinos e brasileiros vêm se estranhando nos gramados, porém, não podemos negar a admiração que um tem pelo outro. Quando saímos dos gramados e entramos na cozinha, toda essa rivalidade é deixada de lado e nos unimos por um bem maior: o sabor! E por falar nisso, não podemos deixar deixar de mencionar que o Chimichurri é o tempero do momento!
Ele é o mais utilizado no acompanhamento de carnes na Argentina, e está nas mesas de churrascos dos hermanos assim como o vinagrete na mesa dos brasileiros. A receita básica do molho leva azeite de oliva, salsinha e orégano, mas os argentinos se sentem à vontade para dar um toque na sua receita de família.
Devido a acidez desse molho, é possível quebrar a gordura da carne, tornando-o mais agradável ao paladar.
Geralmente, este molho não é colocado diretamente na carne. Ou seja, nos restaurantes argentinos ele chega à mesa em um potinho separado. Para que você possa se servir na quantidade que quiser. Apesar de ser usado mais comumente como acompanhamento de carnes, certamente também pode ser usado como tempero para aves e peixes, em saladas e, por que não, para acompanhar um pãozinho ou torradas.
Agora vamos para à parte didática
Você sabe a história desse molho que vem cada vez mais ganhando espaço nas mesas brasileiras, principalmente no sul do Brasil? Então senta, que lá vem história.
Como tantas comidas e preparações de uso popular na Argentina, o Chimichurri não tem uma origem comprovada, mas por outro lado tem várias versões possíveis!
Uma das mais populares diz que o molho estaria relacionado com a história de um imigrante irlandês chamado James McCurry, cujo nome, no diminutivo, Jimmy, teria sido adaptado ao castelhano para Yimi. Ou seja, junto com seu sobrenome, teria virado em Yimi Chirri (mais fácil de pronunciar na época pelos argentinos).
Assim sendo, quando este irlandês começou a tentar fazer uma versão local do molho Worcestershire, originário do seu país, com alguns ingredientes locais, este foi batizado Chimichurri, em sua homenagem.
Por um lado, pode até fazer sentido, mas por outro, alguns estudiosos defendem também que o a palavra tenha sido criada a partir de uma derivação de termos espanhóis ou indígenas. No país Basco, o Chimichurri viria do “Tximitxurri”, que significa “mistura”.
Outra versão, conta que alguns ingleses, quando invadiram as colônias espanholas do Rio da Prata no início do século XIX, foram feitos prisioneiros e pediam para temperar a comida misturando as palavras espanholas, locais e inglesas e falavam: “Tche! mi curry”.
Deu vontade de incorporar esse sabor argentino em seus pratos?
Não precisa ir muito longe até a terra dos hermanos para isso, com o sal temperado sabor Chimichurri da linha Assador da John Mac é possível ter o sabor da parrilla Argentina em casa. Ele é excelente para o preparo de bifes de chorizo, filés de costela, filés ancho, e os melhores cortes de bovino na brasa ou no forno. E aí, ainda tem dúvidas que o chimichurri é o tempero do momento?